segunda-feira, 27 de maio de 2013

Moção de apoio dos estudantes de geografia da USP à luta dos estudantes das UNESPs


A Universidade, e principalmente as universidades estaduais paulistas, sempre tiveram um papel fundamental na manutenção dos privilégios da elite. Esta manutenção surge em diversos momentos: primeiramente, ignorando a sociedade desigual em que se vive e barrando estudantes através do vestibular, catraca para pobres e afro-descentes maquiada pelo discurso fascista da meritocracia; posteriormente, negando políticas de permanência estudantil que ajudem aquelxs que conseguiram, com muito esforço, atravessar esta quase intransponível catraca a manterem-se em seus cursos.
Diante de tal constatação, nós, estudantes do curso de Geografia da USP, reunidos em assembléia no dia 6 de maio, por consenso, prestamos nossa total solidariedade às/aos estudantes dos campus da UNESP em greve, assim como as ocupações das diretorias das mesmas unidades, sendo a ocupação por nós considerado um meio legítimo de luta quando o diálogo nos é negado.
Consideramos absolutamente legítimas todas as reivindicações por melhorias nas políticas de permanência estudantil e contra o PIMESP, por reconhecermos nessas lutas um exemplo a ser seguido rumo a mudanças que, ao menos, amenizem os problemas dos estudantes pobres.
Como futurxs geógrafx, não podemos fazer outra coisa senão condenar da forma mais veemente o descaso por parte da burguesia e burocracia universitária, e apoiar irrestritamente a luta dxs nossxs companheirxs da UNESP.
Lembrando que entre 2011 e 2012 nós, da USP também sofremos com o autoritarismo aplicado aos estudantes que lutavam por melhorias em políticas de permanência estudantil, como as prisões e processos administrativos e criminais viabilizados pela universidade e pelo ministério público contra estudantes da “Moradia Retomada”, que ocupavam o prédio da assistência social por quase dois anos a espera de alguma mudança.
Por tudo isso apoiamos nossos companheiros, pois enquanto educação de gratuita e de qualidade for um privilégio de alguns, seguiremos em luta.

- Por políticas de permanência estudantil eficientes e para todas/os que precisem!
- CONTRA o PIMESP. Por cotas raciais e sociais que realmente incluam e afro-descendentes e estudantes de escola pública, reparando a visível segregação histórica de nossas universidades!

Assembleia de geografia da USP
Centro de Estudos Geográficos Capistrano de Abreu (CEGE-USP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário